Relevo
    Ao longo do litoral, aparecem planícies, terrenos baixos, enseadas e ilhas. Essa porção do relevo recebe o nome de Planaltos e Serras de Leste-Sudeste. No centro-leste de Santa Catarina, surge a Depressão Periférica. No oeste, Sudeste e centro do estado, onde as serras são mais comuns, o compartimento de relevo são os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná.
     
  Hidrografia
    O leste do estado é drenado pelas Bacias Costeiras do Sul. O Itajaí é o principal rio dessa parte de Santa Catarina. No centro e no oeste, localizam-se afluentes do rio Uruguai, como o Pelotas, o Canoa, o Peixes e o Chapecó. Esses cursos d’água pertencem à Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai.
     
  Clima
    O clima de Santa Catarina é subtropical úmido. As temperaturas médias variam bastante de acordo com o local: são mais baixas nas regiões serranas (onde pode nevar no inverno) e mais elevadas no litoral, no Sudeste e no oeste catarinense. As chuvas são bem-distribuídas durante o ano, atingindo, em média, 1 500 mm anuais.
     
  Vegetação
    Originalmente, o estado era recoberto por florestas e campos. Nas serras litorâneas predominava a Mata Atlântica e, nos trechos mais elevados das regiões serranas, a Mata de Araucárias. Os campos aparecem em manchas esparsas por todo o estado.
     
     
     
Copyright © 2002 - Editora Scipione Ltda - Todos os direitos reservados.